Duas ginastas do DF vão representar o Brasil no campeonato mundial de ginástica acrobática no Azerbaijão. Fernanda Duarte, de 12 anos, e Mayanna Magno, 16, embarcam para a competição na semana que vem.
As meninas serão as duas únicas representantes brasileiras na disputa, que ocorre entre os dias 3 e 6 de março. Mesmo contando com patrocínio, as duas fizeram uma rifa para cobrir as despesas da viagem.
Hoje, as acrobacias já fazem parte da rotina da Fernanda. Mas, quando tinha 8 anos, a mãe achava um perigo. Mesmo assim, ela apoiou o sonho da filha de ser ginasta. A menina conta que fez um livro sobre o esporte para convencer a mãe.
Já Mayanna precisou ser convencida pela mãe. A ginasta disse que não se sentia muito delicada para o ballet, mas também achava que não combinava com o caratê. Por fim, acabou decidindo pela ginástica.
Antes, as duas competiam de forma separada, mas resolveram combinar as habilidades e focar na ginástica acrobática. A modalidade é praticada sem o uso de aparelhos. "É uma ginástica que envolve equilíbrio, força e flexibilidade", explica a treinadora Márcia Colognese.
Como dupla, elas logo se destacaram. No campeonato brasileiro, as ginastas conseguiram uma das notas mais altas.
Agora, com foco na medalha do mundial, o treinamento está mais intenso. Fernanda conta que, para atingir o objetivo, elas treinam cinco dias por semana.
Tags:
BRASIL